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Déficit de atenção pode ser resultado da vida moderna, que limita atividade física das crianças.

Exercícios podem beneficiar estudantes, aumentando a capacidade de concentração em sala de aula. É o que mostra novo estudo realizado com mais de mil crianças pela Universidade de Leeds, no Reino Unido. De acordo com o trabalho, apenas 15 minutos de atividades físicas são capazes de melhores a performance de alunos em testes de cognição.

“Muitas pesquisas com idosos demonstraram que exercícios ajudam o cérebro a funcionar”, diz Mark Mon-Williams, professor de psicologia cognitiva na universidade. “Esse é o primeiro estudo a mostrar que exercícios podem ter efeitos similares em crianças”.

Os pesquisadores ainda não sabem como atividades físicas podem ajudar as crianças a terem uma concentração maior, e outras pesquisas precisam ser realizadas para determinar os mecanismos cerebrais envolvidos no processo. Entretanto, o trabalho já é capaz de mostrar que exercícios em escolas podem ajudar o rendimento acadêmico. “A pesquisa também coloca em questão o quanto o declínio frequente de atenção relatado em crianças nessa vida moderna resulta da falta de exercícios físicos”, ressalta Justin Williams, do setor de psiquiatria infantil da Universidade de Aberdeen, parceira neste estudo.

Fonte: blog.estadao.com.br

De acordo com estatísticas das autoridades de saúde, cerca de 80% das pessoas já tiveram ou terão dores nas costas, o que mostra que o problema é para lá de abrangente. Mesmo os praticantes assíduos de atividade física, em nível profissional ou amador, não escapam dessa estatística. Em muitos casos, as dores são passageiras e vão embora com o auxílio de analgésicos, mas segundo o Ministério da Saúde, cerca de cinco milhões de brasileiros acabam procurando médicos para tratar a dor nas costas, sentidas por períodos mais extensos. Nesses casos, uma atenção maior ao funcionamento do corpo e alterações nos hábitos de postura são as únicas maneiras de aliviar o desconforto.

Especialistas defendem que, quanto mais resistentes os músculos, mais protegidos ficamos do incômodo das dores. Por isso, muitos fisioterapeutas pedem para que os indivíduos que precisam proteger as costas trabalhem os músculos do tronco (abdominais e eretores da espinha). Isso foi observado em uma pesquisa que acompanhou os moradores da cidade de Copenhagen (Dinamarca) por um ano concluiu, que resistência e não força foi o fator que aparentemente preveniu o aparecimento de dores nas costas. E neste caso, é importante ponderar as diferenças entre resistência e força na prevenção. O que vale a pena, de acordo com os resultados deste estudo, é investir em mais repetições e menos carga (peso) para os exercícios nos músculos do tronco, já que a fadiga muscular, comum nos grandes esforços, diminui a proteção contra as dores.

O mesmo foi observado em outras pesquisas. Em estudo realizado na cidade de Helsinque (Finlândia), com 126 indivíduos, a resistência dos músculos do tronco também foi o único fator associado à incidência de episódios de dores nas costas. A conclusão foi semelhante em um terceiro estudo, conduzido na cidade de Teerã (Irã), no qual 600 pessoas foram subdivididas em 4 grupos: 150 homens assintomáticos, 150 mulheres assintomáticas, 150 homens com dores na região lombar e 150 mulheres com o mesmo sintoma. Novamente, dentre todas variáveis pesquisadas, a única que apresentou estrita relação com dores nas costas foi a baixa resistência dos músculos do tronco, principalmente os eretores da espinha.

Portanto, a resistência muscular obtida com exercícios para aumentar a resistência dos eretores da espinha e também dos músculos da parte de trás do tronco é fator fundamental na prevenção de dores nas costas. Peça a orientação de um professor para a execução dos exercícios e invista em resistência, ou seja, mais repetições e menos carga, para fugir do incômodo.

Fonte: saudeplena.com.br

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Quatro academias de ginástica foram interditadas em Anápolis, a 55 km de Goiânia por não possuir alvará de funcionamento e nem profissional formado em educação física. Fiscais da Vigilância Sanitária e do Conselho Regional de Educação Física (Cref) vistoriaram diversas academias na cidade na quinta-feira (28).

Das 40 academias da cidade, quatro funcionavam de forma clandestina. Os locais visitados são bonitos, com equipamentos novos e de última geração, mas, segundo o Conselho, estavam com a situação irregular.

Uma das irregularidades encontradas em uma das academias foi a presença de crianças nos locais de exercícios. “Um peso que cair em uma criança, dependendo da altura pode ser fatal em uma criança”, diz a fiscal do Cref Loraine Rios Porta.

De acordo com os fiscais, em outra academia, uma mulher estava trabalhando como personal trainer, mas não tinha autorização para exercer a profissão. “Nós vamos instaurar um inquérito criminal por exercício ilegal da profissão”, explica o fiscal da Vigilância Sanitária Césio Malaquias.

Riscos

Segundo a fiscal Loraine Rios, quem frequenta uma academia sem um profissional formado em educação física corre sérios riscos: “Desde uma lesão pequena até lesões maiores que não terão retorno, como na coluna, joelho e tornozelos”.

As academias interditadas só poderão funcionar novamente depois que regularizarem a situação junto ao Conselho Regional de Educação Física e à Vigilância Sanitária. Os donos das academias foram notificados e vão responder por contravenção penal.

A TV Anhanguera tentou ouvir os responsáveis pelas academias interditadas, mas não obteve retorno.

Fonte: Portal G1

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A falta do ferro no organismo pode causar sonolência, fraqueza, dor de cabeça, falta de concentração e apatia. Com a deficiência do ferro, o rendimento de atletas pode cair muito, porque os órgãos e músculos deixam de receber a oxigenação adequada. O consumo diário de ferro deve ser na ordem de 18mg, o que não é tão fácil. Além disso é preciso ficar de olho nas armadilhas que prejudicam a absorção do ferro no organismo.

Confira alguns dos alimentos com maior concentração de ferro:

  • Coração de frango (100g) = 6,5 mg
  • Fígado bovino (100g) = 5,8 mg
  • Bife de carne vermelha (100g) = 4,1 mg
  • Peito de Frango Assado (140g) = 2,8 mg
  • 1 colher de sopa de ervilha cozida = 1,5 mg
  • 1 concha de feijão = 1,2 mg

Dicas para absorção do ferro no organismo:

Até 50% do ferro da carne é absorvida pelo organismo. Mas o processo é prejudicial se ela for consumida com leite ou derivados. O ferro nos grãos e vegetais precisam da vitamina C para serem corretamente absorvidos. Inclua nas refeições: limão, laranja, abacaxi e tomate. Evite chá preto, mate e café perto das refeições, pois pode diminuir em até 40% a absorção do ferro.

Segundo estatísticas de academias de ginástica de todo o país, a época de frio é a melhor para cuidar do corpo e mesmo assim é a fase do ano que se observa a maior evasão nas academias de ginástica.

É claro com no inverno dá muita preguiça de sair de casa e enfrentar os aparelhos e aulas da academia, porém as pessoas que deixam de freqüentar a academia nessa época acabam relaxando e até engordando, pois perdem o ritmo e consomem alimentos mais gordurosos para suprir as baixas temperaturas.

Especialistas em fisiologia e treinadores explicam que no frio o rendimento dos exercícios é bem melhor, pois como o corpo não transpira tanto as atividades que ativam a frequência cardíaca podem ganhar mais ênfase, ajudando muito no trabalho corporal.

De acordo com o fisiologista Diego Leite de Barros, do Sport Check-up do HCor, para manter as atividades físicas em dia nesse período, basta seguir algumas recomendações. “Para que o organismo não sofra no momento do treino ou atividade física o aquecimento prévio, com movimentos leves que facilitam a adaptação do metabolismo no momento do exercício, é fundamental”, afirma.

É fato que o aquecimento deve ser realizado antes de qualquer atividade, porém, no inverno, ele deve ser feito com maior atenção. “Para aqueles que realizam corridas e caminhadas o aquecimento deve iniciar-se de forma leve e sua intensidade elevada gradativamente”, orienta o profissional.

“Já os praticantes de exercícios de força, na academia, podem começar com um breve aquecimento na esteira ou bicicleta e a seguir movimentos articulares amplos com pouca ou nenhuma carga. Após o aquecimento e alongamento do corpo o atleta está pronto para exercer suas atividades habituais”.

Cuidados como utilizar roupas leves na prática da atividade física e repor líquidos também fazem parte das recomendações do fisiologista. “Apesar de transpirarmos menos, o corpo ainda necessita de hidratação diária, a base de líquidos e alimentos leves”, diz.